O cartunista Ricardo Ferraz, nascido em 1952, é daqueles que transformam sonhos em realidade, predestinados no desafio de superar barreiras arquitetônicas e sociais. Aos cinco anos, contraiu poliomielite, o que o deixou privado em uma cama, sem contato com crianças de sua idade. Descobriu no desenho um ótimo passatempo. Com dedicação e amor a essa arte, rabiscava em papel de embrulhar pão. Hoje, seus cartuns são conhecidos em âmbito nacional e internacional.
Começou a trabalhar na infância engraxando sapatos, exercendo várias funções profissionais, de agitador cultural a diretor de penitenciária. Militante de movimentos populares, foi um dos fundadores da Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência (ACPD), onde encontrou um fonte inesgotável para enfocar a questão por intermédio de seus cartuns.
Conquistou a grande mídia ao vencer pela quarta vez o concurso de vinhetas, (plim-plim) promovido pela Rede Globo. Teve seus trabalhos exibidos na programação do SBT, em campanha do Teleton, em prol da AACD.
Professor de desenho artístico na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Ricardo acredita que a “arte remove montanhas” e sonha com uma sociedade mais justa e igualitária.
Rua Euclides Baptista Gomes, 11 – Bairro Valão
CEP: 29309-705 – Cachoeiro de Itapemirim – ES. – Brasil